Ranque Viagens

Turismo histórico-cultural: 9 Passeios para entender fatos históricos

[rank_math_breadcrumb]

Tabela de Conteúdo

Turismo histórico-cultural: 9 Passeios para entender fatos históricos

Turismo histórico-culturalFonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/antigo-antepassados-anciao-ceu-azul-6234894/

Viajar é uma extensa fonte de conhecimento e essa afirmação é indiscutível. Afinal, conhecer novos países, pessoas e culturas amplia nossa bagagem de forma inestimável. Mas, há também passeios para entender fatos históricos importantes que ajudam, inclusive, a compreender a forma como o mundo é estabelecido até hoje. Leia aqui para mais opções de passeio.

Sem dúvidas, os livros de História, bem como vídeos e documentários, são ferramentas indispensáveis para desvendar o processo de formação da humanidade. Mas, é inegável como sair das páginas e telas proporciona uma imersão ainda mais profunda na História. Por exemplo, entender as atrocidades do nazismo em uma visita a Auschwitz.

Ou, ainda, refletir sobre quantas lutas foram travadas no Coliseu de Roma e competições realizadas no Circo Máximo. Então, que tal aliar diversão, descanso e conhecimento nestes passeios para entender fatos históricos pelo mundo?

9 passeios para entender fatos históricos

O turismo histórico-cultural é uma modalidade que vem, cada vez mais, sendo bem explorada tanto no Brasil quanto no mundo. Abaixo, trouxemos nove opções para começar sua viagem.

1 – Atenas

Começando nossa lista de passeios para entender fatos históricos com uma representante, sem dúvidas, de peso! Atenas, o centro da Grécia Antiga, é pura história, além de ser o berço da democracia como conhecemos hoje.

Só para ilustrar, são mais de três mil anos de existência, abrigando filósofos, como Aristóteles e Platão, discussões que fortaleceram as bases das ciências humanas, além do surgimento das Olimpíadas.

Ah, e como falar na Grécia Antiga sem mencionar os Deuses do Olimpo? Leia aqui para mais passeios que levam a uma verdadeira viagem pela história da Antiguidade.

2 – Cairo

Pirâmides de Gizé, Esfinge, Templo de Karnak, Bazar Khan el-Khalili… estes são apenas alguns dos pontos presentes para mergulhar em mais uma das civilizações mais surpreendentes do mundo antigo. A partir de Cairo, há rotas que levam, por exemplo, a um tour por Alexandria ou ver se perto objetos extraídos de escavações no Museu Egípcio.

Além disso, você pode conhecer as belezas naturais do país em passeios ao longo do Nilo e Mar Vermelho, ou ver todos aqueles monumentos imponentes de cima no voo de balão em Luxor.

3 – Roma

Ainda sobre os impérios e civilizações antigas, como não incluir Roma entre os passeios para entender fatos históricos? Berço da civilização moderna, Roma, a Cidade Eterna, era o centro do Império Romano, cuja expansão alcançou limites até então inimagináveis.

E, para entender fatos históricos, muitos até ilustrados em filmes, como Gladiador, o ideal é fazer passeios pelos principais pontos da cidade. Por exemplo:

  • Coliseu
  • Fórum Romano
  • Palatino
  • Via Ápia
  • Circo Máximo
  • Aquedutos
  • Catacumbas

E, por que não, admirar a beleza dos monumentos e construções da cidade, os jardins da Villa Borghese e fazer seu pedido na Fontana di Trevi. Ainda, entender os mistérios da fé nos museus do Vaticano e assistir a uma audiência com o Papa na Basílica de São Pedro.

4 – Machu Picchu

Como não se encantar diante da imensidão das ruínas de uma cidade construída pelos Incas? Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a Cidade Perdida dos Incas é, também, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e não é difícil saber por quê.

Uma experiência enriquecedora para compreender os fatos históricos que permearam essa cidade tão importante para o império Inca, sem falar na paisagem que a cerca.

Os passeios para lá podem sair de Lima ou Cusco, aliás, duas cidades de peso histórico inestimável que, também, precisam ser exploradas.

5 – Berlim

Viajando para uma História mais recente, chegamos a Berlim, palco de um dos símbolos mais emblemáticos da Guerra Fria: o Muro de Berlim. Ainda que a estrutura tenha sido praticamente toda derrubada, ainda há restos para que as pessoas se lembrem da divisão do mundo entre os países adeptos aos regimes capitalistas e socialistas.

A propósito, a Alemanha foi o berço do regime nazista, responsável pelas maiores atrocidades cometidas até hoje. Por isso, há excursões, saindo de Berlim, para campos de concentração, locais referência ao Terceiro Reich e visitas aos pontos que representaram os dias finais da Segunda Guerra Mundial.

6 – Saint Augustine

A cidade mais antiga dos Estados Unidos foi fundada em 1565 e traz traços hispânicos. Isso porque foi ocupada pelos espanhóis até o ano de 1822. Porém, entre 1763 e 1784, o Império Britânico retomou o poder, por isso, há também traços desta época.

Como resultado, a cidade mostra influências britânicas, espanholas e, claro, estadunidenses até hoje.

7 – Braga

A cidade localizada no Norte de Portugal conta muita, muita história, principalmente para os católicos. Afinal, trata-se de dois mil anos de história de um importante centro civil, administrativo e religioso do país. Entre seus pontos turísticos mais importantes, temos:

  • Antigo Castelo de Braga
  • Sé de Braga (onde estão os restos mortais de papas e reis)
  • Praça de São Tiago

Vale lembrar que, segundo relatos, o apóstolo São Tiago realizou um de seus milagres de ressuscitação na cidade na sua passagem até Compostela. Por isso, há uma importante ligação entre Braga e um dos apóstolos de Jesus.

8 – Cidades históricas de Minas Gerais

No Brasil, temos o circuito de Cidades Históricas de Minas Gerais, cujas construções, museus e ruas contam a história do país. Principalmente, o regime colonial, com as atividades econômicas e influências da Família Real Portuguesa.

Sem falar nas lutas pela Independência, bem como as revoluções pela liberdade econômica. No seu roteiro, inclua:

  • Ouro Preto
  • São João Del Rey
  • Tiradentes
  • Mariana

Estenda sua viagem mais um pouquinho e chegue, ainda, ao Rio de Janeiro. Lá, visite Paraty e Petrópolis, além da própria capital.

9 – Ilha de Páscoa

Por fim, quer um passeio diferente para entender fatos históricos? Vá para a Ilha de Páscoa, no Chile, marcada pelos moais, esculturas gigantes que intrigam, até hoje, os historiadores. Como é uma ilha isolada, é chamada de Umbigo do Mundo e mostra origens de um povo ainda muito misterioso.

Viajar é conhecimento!

Diante dos passeios para entender fatos históricos que listamos até aqui, dá para entender o quanto o mundo ainda é desconhecido para nós! Por isso, saia dos livros e documentários de História e faça uma imersão histórico-cultural em destinos que contam tanto sobre a humanidade.

Ranque Viagens - Logo Final

Olá galera. Aqui é Marcão, para quem me conhece! Mas para quem ainda não tive o prazer de conhecer, sou Marcos Ranquetat, com mais de 30 anos de experiência no turismo e um apaixonado por esse segmento. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de muitas novidades especiais.

Assine e não perca um só conteúdo
Os conteúdos da Ranque Viagens são sempre atualizados. Assine a newsletter e fique por dentro das novidades.

Turistando com Marcão

Um projeto que quer mostrar tudo sobre viagens e turismo para todos aqueles que adoram viajar e conhecer novos destinos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Clicando no botão Eu aceito, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações, acesse nossa Politica de Privacidade